sábado, 19 de junho de 2010

Fundamentos da Teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner, 1983)


1904, o ministro da educação pública de Paris pediu ao psicólogo francês Alfred Binet e a um grupo de colegas que criassem um meio para determinar quais alunos de ensino fundamental estavam "em risco" de fracassar, para que pudessem receber uma atenção remediadora. De seus esforços surgiram os primeiros testes de inteligência. Importada pelos Estados Unidos alguns anos mais tarde, a testagem da inteligência tornou-se muito difundida, assim como a noção de que existia uma coisa chamada "inteligência" que podia ser medida objetivamente e reduzida a um simples número ou escore de "QI". Quase 80 anos depois de os primeiros testes de inteligência serem desenvolvidos, um psicólogo de Harvard chamado Howard Gardner desafiou esta crença comum. Afirmando que a nossa cultura definira a inteligência de forma muito limitada, ele propôs, em seu livro Estruturas da Mente (Gardner, 1983), a existência de pelo menos sete inteligências básicas. Mais recentemente, ele acrescentou uma oitava, e discutiu a possibilidade de uma nona (Gardner, 1999b).Em sua teoria de inteligências múltiplas (teorias das IM), Gardner tentou ampliar o alcance do potencial humano além dos confins do escore de QI. Gardner sugere que a inteligência tem mais a ver com a capacidade de resolver problemas e criar produtos em ambientes com contextos ricos e naturais. Gardner ofereceu um meio de mapear a ampla gama de capacidades dos seres humanos, ao agrupar essas capacidades em oito categorias ou "inteligências" abrangentes: Inteligência Linguística, Inteligência Lógico-Matemática, Inteligência Espacial, Inteligência Corporal-Cinestésica, Inteligência Musical, Inteligência Interpessoal, Inteligência Intrapessoal e Inteligência Naturalista.

O PAPEL DO PROFESSOR
Para Gardner os professores seriam liberados para fazer aquilo que deviam fazer: ensinar o assunto de sua matéria, em seu estilo de ensino preferido. O professor-mestre faria a supervisão e a orientação dos professores inexperientes, procurando assegurar que a equação aluno-avaliação-currículo-comunidade estivesse adequadamente equilibrada.O maior desafio é conhecer cada criança como ela realmente é, saber o que ela é capaz de fazer e centrar a educação nas capacidades, forças e interesses dessa criança. O professor é um antropólogo, que observa a criança cuidadosamente, e um orientador, que ajuda a criança a atingir os objetivos que a escola – ou o distrito, ou a nação – estabeleceu. Assim, o papel do professor é proporcionar situações em que seu aluno desenvolva suas Inteligências de maneira natural.


MÉTODO DE ENSINO

A teoria das IM alerta que não existe um conjunto de estratégias de ensino que funciona melhor para todos os alunos, sempre. Cada criança tem inclinações diferentes nas oito inteligências, de modo que qualquer estratégia específica provavelmente será muito bem-sucedida com um grupo de alunos e nem tão bem-sucedida com outros. Devido a essas diferenças individuais entre os alunos, os professores devem usar uma ampla variedade de estratégias de ensino. Assim que o professor mudar a inteligência enfatizada de apresentação para apresentação, sempre haverá um momento durante o período ou o dia em que um aluno terá sua(s) inteligência(s) mais desenvolvidas efetivamente atuante(s) na aprendizagem.


Jane Nascimento

terça-feira, 15 de junho de 2010

JEAN PIAGET


Renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.
Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligêcia humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até às vésperas de sua morte, em 1980, com oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos.
A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. É interessante dizer que a inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades, que evolui "desde o nível mais primitivo da existência, caracterizado por trocas bioquímicas até o nível das trocas simbólicas" (RAMOZZI-CHIAROTTINO apud CHIABAI, 1990, p. 3).

Jane Nascimento