quarta-feira, 23 de junho de 2010

Descrição das oito Inteligências Múltiplas




Inteligência lingüística: A capacidade de usar as palavras de forma efetiva, quer oralmente (por ex., como contador de histórias, orador ou político), quer escrevendo (por ex, como poeta, dramaturgo, editor ou jornalista). Esta inteligência inclui a capacidade de manipular a sintaxe ou estrutura da linguagem, a semântica ou os significados da linguagem, e as dimensões pragmáticas ou os usos práticos da linguagem. Alguns desses usos incluem a retórica (usar a linguagem para convencer os outros a seguirem um curso de ação específico), a mnemônica ( usar a linguagem para lembrar informações), a explicação (usar a linguagem para informar), e a metalinguagem (usar a linguagem para falar sobre ela mesma).

Inteligência Lógico-Matemática: A capacidade de usar os números de forma efetiva (por ex, como matemático, contador ou estatístico) e para raciocinar bem (por ex, como cientista, programador de computador ou lógico). Esta inteligência inclui sensibilidade a padrões e relacionamentos lógicos, afirmações e proposições (se-então, causa-efeito), funções e outras abstrações relacionadas.

Inteligência Espacial: A capacidade de perceber com precisão o mundo visuoespacial (por ex, como caçador, escoteiro ou guia) e de realizar transformações sobre essas percepções (por ex, como decorador de interiores, arquiteto, artista ou inventor). Esta inteligência envolve sensibilidade à cor, linha, forma, configuração e espaço, e às relações existentes entre esses elementos. Ela inclui capacidade de visualizar, de representar graficamente idéias visuais ou espaciais e de orientar-se aproximadamente em uma matriz espacial.

Inteligência Corporal-Cinestésica: Perícia no uso do corpo todo para expressar idéias e sentimentos (por ex, como ator, mímico, atleta ou dançarino) e facilidade no uso das mãos para produzir ou transformar coisas (por ex, como artesão, escultor, mecânico ou cirurgião). Essa inteligência inclui habilidades físicas específicas, tais como coordenação, equilíbrio, destreza, força, flexibilidade e velocidade, assim como capacidades proprioceptivas, táteis e hápticas.

Inteligência Musical: A capacidade de perceber (por ex, como aficionado por música), discriminar (como um crítico de música), transformar (como compositor) e expressar (como musicista) formas musicais. Esta inteligência inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia, e timbre de uma peça musical. Podemos ter um entendimento figural ou “geral” da música (global, intuitivo), em entendimento formal ou detalhado (analítico, técnico), ou ambos.

Inteligência Interpessoal: A capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas. Isso pode incluir sensibilidades e expressões faciais, voz e gestos; a capacidade de discriminar muitos tipos diferentes de sinais interpessoais; e a capacidade de responder efetivamente a estes sinais de maneira pragmática (por ex, influenciar um grupo de pessoas para que sigam certa linha de ação).

Inteligência Intrapessoal: Autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento. Esta inteligência inclui possuir uma imagem precisa de si mesmo (das próprias forças e limitações); consciência dos estados de humor, intenções, motivações, temperamentos e desejos; e a capacidade de autodisciplina, auto-entendimento e auto-estima.

Inteligência Naturalista: Perícia no reconhecimento e classificação das numerosas espécies – a flora e a fauna – do meio ambiente do indivíduo. Inclui também sensibilidade e outros fenômenos naturais (por ex, formação de nuvens e montanhas) e, no caso das pessoas que cresceram num ambiente urbano, a capacidade de discriminar entre seres inanimados como carro, tênis e capas de CDs musicais.


Jane Nascimento